Onda de calor: Inmet emite alerta de perigo para parte de Goiás

 Temperaturas elevadas devem persistir até sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para parte de Goiás. A zona de perigo é principalmente para o extremo sudoeste goiano e também para uma parte do sul e sudeste do Estado, como os municípios de Catalão e São Simão.

De acordo com Elizabete Alves Ferreira, meteorologista e gerente do Inmet, a onda de calor é a persistência de 5ºC de temperatura acima da média por, no mínimo, três dias. A gerente ainda ressaltou que as temperaturas elevadas devem persistir até o dia quatro de maio.

“No mínimo três dias, amarelo, e mais de três dias já vai para o laranja. Já acima de cinco dias vai para o vermelho, que é o que está acontecendo agora nas regiões do extremo sul e sudoeste”, explicou Elizabete.

Em Goiânia, a temperatura está variando entre 3ºC e 4ºC acima da média, ou seja, está entre as cores de alerta amarelo e laranja. Os municípios de Caldas Novas, Itumbiara, Rio Verde, Morrinhos, Jataí, Pires do Rio, Ipameri, Vianópolis, Silvânia e Ouvidor estão na cor vermelha.

Além de Goiás, o Instituto emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e para todo o estado do Mato Grosso do Sul. Vale destacar, a onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão, que age como uma barreira na atmosfera.